quinta-feira, setembro 30

Fim do Abono

Campo Pequeno

A exêmplo do seu colega das Finanças, que na 4ª feira esteve presente na TV anunciando o "Fim do Abono" (para famílias "ricas", que ganham 8.800 Euros por ano) também a Sra. Ministra da Cultura marcou presença no "Fim do Abono" da época 2010, no Campo Pequeno.

Curiosamente, ela escapou por um triz a um atentado à integridade física, perpetrado, imagine-se, pelo cavalo do Joaquim Bastinhas.
Sim senhor eu estava ali ao lado e vi perfeitamente quando o cavalo que abriu a corrida, atirou com uma ferradura pelos ares.
O sapato da cavalgadura foi acertar em cheio na cabeça de uma elegante senhora que estava na primeira fila, ao lado da varanda do "Inteligente", não muito longe das figuras ilustres aqui na imagem.

O voo daquela ferradura, que passou mesmo à minha frente, parecia retirado de uma cena de um filme de "ninjas".
Ficou na minha memória o som do ferro em alta rotação, silvando no ar e a embater na cabeça da senhora, que ainda assim, teve o reflexo de levantar a mão à frente da cara e depois saiu em maca para a enfermaria e não voltou. Pudera! Duvido que alguma vez ela volte a sentar-se no sector 1 daquela praça.


Conclusões:
1 - Será que vai pegar a moda de atirar sapatos à cabeça dos governantes - que pena o outro Ministro não ter ido à tourada...
2 - Esta coisa das touradas, não é só difícil para os toureiros e forcados, também é perigosa para os espectadores, principalmente os das primeiras filas.
3 - Para a próxima corrida, estou a pensar levar o meu "Capacete de Cozinheiro".
Nota:
Não sei ao certo, mas acho que o "Abono", na gíria tauromáquica, é o conjunto de corridas programadas para uma época, numa Praça.

segunda-feira, setembro 27

Borlas (4)

Parque Desportivo do Jamor

Ainda não se paga nada,
para fazer os 18 buracos clássicos (e se quiser, mais outros 18 extraordinários) do MINIGOLFE no parque desportivo do Vale do Jamor.
Dá para passar uns bons momentos de descontração e distração ao ar livre, sem pagar nada, só tem que arranjar (pode comprar, é barato, alugar no local, ou melhor ainda, pedir emprestado a um amigo) um "putter" e uma bolinha de golfe.

domingo, setembro 26

Confrarias


As reuniões periódicas de Irmandades Gastronómicas designam-se por CAPÍTULOS - fiquei a saber.


Penso que foi o caso deste ajuntamento de irmãos da "CONFRARIA DO QUEIJO DO RABAÇAL" com quem me "misturei" (sem querer) durante os aperitivos do seu X(?) Capítulo, aqui há tempos, no castelo de Marvão.

Desta feita, o animado convívio, evidentemente, à volta de algumas mesas com petiscos, contou com a presença dos irmãos da "CONFRARIA DO BODO DE POMBAL".
E para completar a festa, nada melhor do que um bom vinho da região. Daí a indispensável contribuição dos "ENÓFILOS DO ALENTEJO".

sexta-feira, setembro 24

Fim de Semana 250

Praia das Maçãs

Após um mês de intervalo na "bloguice",
para meditação e recuperação de energias,
e sem dar explicações sobre o que passou,
nem fazer conversa acerca do que se passa,
nem gerar polémicas sobre o que nos aguarda...
aqui estamos de regresso a Sintra, Portugal,
simplesmente para mais um BOM FIM DE SEMANA!

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 23

Harvest Moon

A Lua das Colheitas

mostrou-se desta maneira, em Lisboa (e não só) no passado dia 22, durante o Equinócio do Outono.

Em todas as mudanças de Estação, acontece-me sempre perguntar a mim própio - «estamos num equinócio ou num solstício?» - e encontro sempre a resposta quando penso na etimologia da palavra equinócio:
«Equinócio deriva do latim "aequi" que significa igual e "noctium" que signifca noite; portanto, "noite igual", ou seja, o momento do ano em que a duração da noite é igual à do dia, sobre toda a Terra.»
Deste modo, o Equinócio de Setembro, o dia em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul, marca o início do Outono Boreal (no hemisfério norte) e da Primavera Austral (no hemisfério sul).
Durante este período de algumas horas, a Terra recebe em ambos hemisférios a mesma intensidade de luz solar.